Germinar na Bio Brazil Fair

sábado, 19 de setembro de 2009

AMARANTO


Texto indicado por Luiz Otávio, chef pâtissier e sócio-proprietário do Le Macaron Café

Fonte de minerais – rico em fibras e proteínas – contém aminoácidos essenciais
Um alimento completo


A novidade em grãos saudáveis é o amaranto, uma semente pertencente à família Amaranthaceae, originário da região dos Andes. Cultivado na antiguidade por maias, astecas e incas, atualmente foi reconhecido nutricionalmente por sua composição protéica e por seus aminoácidos singulares pela Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos.
Poucos alimentos de origem vegetal contêm proteínas completas em sua composição de aminoácidos e por este perfil nutricional o amaranto – assim como a quinoa – foi selecionado pela NASA para fazer parte da alimentação da tripulação em missões espaciais. Possui 27% das necessidades diárias de proteínas em 100g de flocos, porém sua importância reside não apenas na quantidade, mas na qualidade protéica e no excelente balanço de aminoácidos, essenciais em uma dieta equilibrada para pessoas de todas as idades.
O amaranto em flocos é o grão integral laminado, rico em fibras e minerais como ferro, magnésio, fósforo, zinco, manganês e selênio. Também é fonte de vitaminas e cálcio, com 15% da ingestão diária recomendada pelo Ministério da Saúde em 100g de produto.
Esse grão tem como característica a ausência de glúten, o que o torna uma opção saudável para pessoas que não querem ou possuem intolerância a esta proteína (celíacos).
É muito nutritivo e de fácil preparo. Os flocos estão prontos para serem consumidos e podem ser adicionados no café da manhã, acompanhando frutas, cereais e iogurtes. Seu uso é adequado para o consumo diário também na forma de sopas, mingaus ou batido como shakes e sucos.

SUCO DE LARANJA E MAÇÃ COM AMARANTO
Ingredientes:
1 copo de suco de laranja
¼ de maçã verde orgânica com casca
1 colher (sopa) de Amaranto Orgânico em flocos
Adoce a gosto e adicione gelo a vontade.
Modo de preparo: bata no liquidificador por 2 minutos e sirva. Dica: se preferir utilize 2 fatias de manga substituindo as maçãs.

Le Macaron Café
Av. Leomil, 729 - Centro - Guarujá/SP - (13) 3326 6711
Luiz Otávio / Iolanda