Germinar na Bio Brazil Fair

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Entrevista(s) com Nina Rosa e a Feira da Terra


Nina Rosa, presidente da ONG Instituto Nina Rosa, explica sobre o Kit Fulaninho, material sobre conscientização da posse responsável criado pela ONG.

Assista a entrevista com a ativista Nina Rosa Jacob e o médico nutrólogo Eric Slywitch, falando sobre o vegetarianismo, no programa “Deus médico dos médicos”, que vai ao ar na RedeTV, Domingo (28/02), às 12h.
Um ótimo bate papo na hora do almoço, esclarecedor para aqueles que ainda não experimentaram a culinária sem crueldade, e para aqueles que ja se alimentam dela.

Feira da Terra

Feira de produtos agrícolas orgânicos, agroecológicos e artesanais em Lumiar
1. Introdução:
A Feira da Terra  tem como um dos seus propósitos principais, reunir semanalmente os moradores, visitantes e produtores locais,  criando um espaço de troca de artes, ensinamentos e sabedorias tradicionais e contemporâneos, além de incentivar a produção e consumo de alimentos orgânicos e agroecológicos (mais ricos em nutrientes e sem agrotóxicos) e a valorização do artesanato local.
A parceria entre produtores e consumidores é fundamental para a valorização do consumo de alimentos saudáveis, a preservação do meio ambiente e o fortalecimento da agricultura familiar, que é a maior responsável pela produção de alimentos no Brasil.
O resgate e a valorização dos saberes tradicionais populares, expressos na produção artesanal (especialmente da população rural), além de promover a preservação e a continuidade dessas práticas, eleva a auto-estima e reforça a identidade local.                   

2. Proposta:
Realizar a feira semanalmente, com barracas para os produtos:
•    Orgânicos e agroecológicos – frutas, legumes, hortaliças e produtos caseiros (pães, geléias, compotas, leite e derivados etc.
•    Artesanatos ecológicos de produção local – taboa, bambu, palha de milho, patchwork, cerâmica etc
Atividades eventuais:
•    Cursos e oficinas sobre sistemas orgânicos de produção ecológica (permacultura), alimentação natural etc;
•    Feirinha de trocas e oficinas eco-pedagógicas para as crianças;
•    Tenda da Cura com práticas terapêuticas tradicionais e contemporâneas;
•    Exibição de filmes e documentários sobre Ecologia e Meio Ambiente;
•    Apresentação de grupos de teatro, música e danças regionais.
Contatos com Sandra Mara Ortegosa (sandraortegosa@yahoo.com.br) e Tiaya Sengers Godoy (tiayataruni@mail.com) – fones: (22) 2542-6117 (Tiaya) e (11) 9173-6248 (Sandra)

Saiba tudo sobre o evento em: http://www.syntonia.com/