Germinar na Bio Brazil Fair

domingo, 18 de abril de 2010

Muiraquitã, o talismã das Amazonas

Antigamente havia uma tribo de mulheres guerreiras, as Icamiabas (legendária tribo das Amazonas), que não tinham marido e não deixavam ninguém se aproximar de sua taba
Manejavam o arco e a flecha com uma perícia extraordinária. Parece que Iaci, a lua, as protegia.
Uma vez por ano recebiam em sua taba os guerreiros guacaris como se fossem seus maridos. A lenda diz que, se dessa união nascessem filhos masculinos, estes eram entregues aos guerreiros para criá-los e as meninas ficavam com elas.
Naquele dia especial, pouco antes da meia-noite, quando a lua estava quase a pino, elas se dirigiam ao lago, levando nos ombros potes cheios de perfumes que derramavam na água para o banho purificador.
A meia-noite mergulhavam no lago e traziam um barro verde, dando formas variadas, como sapo, peixe, tartaruga, entre outros. Mas é a forma de sapo a mais representada por ser a mais original. Elas entregavam aos guacaris, que penduravam em seus pescoços, enfiados numa trança de cabelos das noivas, como m amuleto.
Até hoje, acredita-se que o muiraquitã traz felicidade a quem o possui, sendo, portanto, considerado como um amuleto.

Em Belém-PA, Mercado Ver-o-Peso, há artesanatos lindos, comidas da terra, polpas e frutas.
Artesanatos: Ver-a-Arte – arte marajoara, tapajônica e rupestre (com um diferencial: não há penas de pássaros). Tel. (91) 3212-0247

Não compre acessórios feitos com penas, ossos e pelos. O crime não é arte.