Germinar na Bio Brazil Fair

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Vetiver (vetver) – “Vetiveria zizanioides”


Esta planta é excelente para a estabilização do solo e o controle de erosão. Pode chegar a medir dois metros de altura, ter raízes com até seis metros de profundidade e viver até 50 anos. Ela também é conhecida como capim-vetiver, capim-de-cheiro, grama-cheirosa, grama-das-índias, falso-pachuli, pachuli (patchuli) e raiz-de-cheiro.
Com as folhas são feitos tapetes, cestas e servem para cobrir telhados; e com suas raízes aromáticas se faz telas, tecidos, leques, além da extração do óleo essencial, conhecido na Índia como o óleo da tranqüilidade (alivia o estresse e relaxa). Tem cheiro de terra, madeira e cítricos.
A EST, empresa brasileira de cosméticos, conhecida entre os vegetarianos por não utilizar nenhum ingrediente extraído de animais e não testar em animais, produz xampu e condicionador com este óleo orgânico. Indicados para cabelos mistos, o condicionador também é um excelente amaciador de pelos e pode ser utilizado antes do barbear. Podem ser encontrados em www.lojagerminar.com.br


A raiz do vetiver está na lista de plantas medicinais por combater a febre, enxaqueca, entre outras; e protege as roupas e a pele de insetos.
No livro “Viver de bem com a vida – alimentação natural e plantas medicinais para uma vida saudável”, de Paulo A. Bordino, LMP Editora, (www.viverdebemcomavida.com.br/) fornece a receita de um chá para combater a enxaqueca:

- Raiz em infusão: 15g para cada um litro de água. Tomar três a quatro xícaras de chá ao dia.