Germinar na Bio Brazil Fair

domingo, 15 de março de 2009

Testar tudo: de cosméticos à água mineral

“Não vivo sem cosméticos”
Conheci o blog da Andréa na semana passada (http://www.naovivosemcosmeticos.com.br/) e achei super criativo. Têm receitas caseiras de cosméticos, perfumes que a Andréa deve testar todos e ela analisa tudo. Não deixe de conhecer. Ela também publicou uma matéria sobre a Germinar (Andréa, obrigada mais uma vez).

Consumo ecológico de água: filtro ou água mineral?
Se na sua casa você compra galões de água mineral, porque não bebe água da torneira, responda o seguinte:1 – Quanto reais você está gastando em galões de água mineral por mês?2 – Qual sua garantia que a água dentro do galão realmente é mineral, e de que ela está livre de impurezas que podem prejudicar sua saúde?
Um filtro de água além de representar economia, pois tratar a água da torneira é muito mais barato do que comprar água mineral representa saúde, pois apenas um filtro garante uma água isenta de impurezas. A água da concessionária já está dentro dos padrões de potabilidade do Ministério da Saúde, mas para garantir que você não vai beber água com excesso de cloro ou com impurezas vindas das tubulações bastas apenas instalar um filtro.
Você vai saber a qualidade da água que bebe pelo gosto bom, uma água inodora e limpída! Sem contar que com um filtro de água a necessidade de manutenção é muito menor do que usando galões de água mineral. Todo mês é necessário lavar o recipiente de distribuição, pois ele tende a ir ficando verde (algas e musgo) por dentro. Já com um filtro de água basta lavar o filtro e trocar de tempos em tempos (veja sempre a validade no rótulo, pois depende do fabricante).
Indo mais além ainda podemos ver sobre a óptica ambiental, galões de água mineral poluem muito mais do que filtros, pois têm todo o transporte envolvido em carregar os vasilhames da indústria para as casas, e depois de volta para a indústria. Neste transporte ocorre a queima de combustíveis fosséis (em geral, gasolina para as motocicletas) e a emissão de poluentes, e a gente já está careca de perceber os efeitos da poluição do ar sobre a nossa saúde, principalmente, na estação seca. Podemos considerar também o volume de plático gasto nos galões e garrafinhas de água mineral. Um filtro fornece em um ano em média o equivalente a 3,2 mil garrafas de água.
Outro dado importante é que de 2003 a 2007, o preço da água disparou no mundo todo. A poluição hídrica, a industrialização e a expansão da urbanização acabaram gerando uma pressão enorme sobre os recursos hídricos. Os mananciais estão ficando escassos, e está difícil encontrar até mesmo águas subterrâneas que não estejam poluídas ou contaminadas. Muitos especialistas na área já consideram que a palavra escassez já faz parte do presente e não do futuro, e em muitos países isso se demonstra verdade na hora de comprar uma garrafa de água mineral. A água mineral está ficando e vai continuar ficando cada vez mais cara. Resumindo, instalando um filtro de água você ganha em economia, segurança e também ajuda a proteger o meio ambiente!
Agora podemos pensar então: afinal tomar água mineral é ou não uma atitude ecológica?
http://www.licenciamentoambiental.eng.br/

Um comentário:

  1. Sua tese é muito valida, inclusive eu adotava esta tese quando morava no Rio de janeiro, porem vim morar em Natal e sendo mais preciso na zona norte de natal, e a agua que abastece essa cidade vem da lagoa estremoz onde é feita uma mistura com poços com uma quantidade de nitrato absurdamente alta a cada 1 litro de agua 900 ml e de urina, coliformes fecais e tal, e a quantidade de nitrato de chumbo tb é altissima onde nem agua fervente adianta. Não tive alternativa e tive que comprar agua de galão de 20 litros, aqui é uma marfia só, sem controle nenhum pelo menos é o que eu acho, inclusive ja é a segunda vez que compro uma agua de marca Ster Bom da fonte de São Judas Tadeu, vc bebe um copo de agua e quando vc arrota vc sente um odor horrivel de podre, joguei todo 20 litros fora, queria fazer um teste de qualidade com esta agua , mais nem sei onde faz estes testes. acho que aqui deveria ser mais serio a fiscalização de agua mineral e ter um posto de analise onde qualquer 1 que suspeite da agua fissese o teste, assim inibiria os falsificadores a não tentar vender agua de bica como fosse mineral. Um amigo meu ate falou que seria impossivel falsificar pq os galões vem rotulados hauhauhauha muito inocente qualquer 1 imprime este rotulo e pode falsificar.

    ResponderExcluir

Faça sugestões, envie matérias, receitas vegetarianas e dicas