Germinar na Bio Brazil Fair

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Minhocário: tenha um em sua casa ou apartamento

Em outubro do ano passado, pedi uma gentileza ao “seu” João: que trouxesse minhocas de seu sítio para fazer um minhocário aqui em nosso apartamento. Ele trouxe e as minhas “meninas” são ótimas.
Como foi realizado: uma jardineira de plástico duro, com diversos furos embaixo, outra embaixo para escorrer o líquido, terra e o mais importante para elas: comida. Tudo o que vem da terra: folhas secas, pó de café, o saquinho em que foi coado o café, alface, cenoura, frutas.

O “lixo” orgânico doméstico
Exemplo: ao lavarmos alguma verdura sempre tem algumas partes ruins. Separe. Sobrou semente e cabinho da maçã, separe. E assim por diante.
Por motivos óbvios, elas não comem carne, mas acho que também não é indicado, já que a mesma apodrece.
Misture e pique bem estes ingredientes (inclusive o papel ou papelão) e adicione à terra aonde estão as minhocas; cubra com mais terra; procure deixar a terra sempre úmida. Em poucos dias você terá um excelente adubo – húmus para todas as suas plantas.
Sempre que retirar o húmus, não deixe de acrescentar mais terra. Não deixe de verificar se há minhocas na hora de adubar algum vaso. Coloque a menina de volta para o lugar dela – ao ficar sem alimento, ela morre, lógico.
Em pouco tempo você vai criar uma relação de afeto com elas. Elas são tão graciosas.

CURIOSIDADE:
Um dia, em terras da Galícia, em Pontevedra, em uma montanha que outrora foi aldeia celta, uma pessoa disse ao avistar várias moradias em volta do Ninho e ao lado do mar: eles eram mais sábios ao construir as casas aqui em cima. No mesmo ano, em dezembro, ocorreu o tsunami

DEU NO BLOG DA ELIANA:
http://adoteumgatinho.uol.com.br/

2 comentários:

  1. Sandra, olá
    Muito interessante a iniciativa do minhocário. Suas minhocas tem nome?
    Abraços
    Adriana

    ResponderExcluir
  2. Sandra
    Já arranjei as minhocas. Não entendi como devo preparar. Tenho um vaso graande, de barro. Serve?
    Aguardo as instruções.

    ResponderExcluir

Faça sugestões, envie matérias, receitas vegetarianas e dicas