Em outubro do ano passado, pedi uma gentileza ao “seu” João: que trouxesse minhocas de seu sítio para fazer um minhocário aqui em nosso apartamento. Ele trouxe e as minhas “meninas” são ótimas.
Como foi realizado: uma jardineira de plástico duro, com diversos furos embaixo, outra embaixo para escorrer o líquido, terra e o mais importante para elas: comida. Tudo o que vem da terra: folhas secas, pó de café, o saquinho em que foi coado o café, alface, cenoura, frutas.
O “lixo” orgânico doméstico
Exemplo: ao lavarmos alguma verdura sempre tem algumas partes ruins. Separe. Sobrou semente e cabinho da maçã, separe. E assim por diante.
Por motivos óbvios, elas não comem carne, mas acho que também não é indicado, já que a mesma apodrece.
Misture e pique bem estes ingredientes (inclusive o papel ou papelão) e adicione à terra aonde estão as minhocas; cubra com mais terra; procure deixar a terra sempre úmida. Em poucos dias você terá um excelente adubo – húmus para todas as suas plantas.
Sempre que retirar o húmus, não deixe de acrescentar mais terra. Não deixe de verificar se há minhocas na hora de adubar algum vaso. Coloque a menina de volta para o lugar dela – ao ficar sem alimento, ela morre, lógico.
Em pouco tempo você vai criar uma relação de afeto com elas. Elas são tão graciosas.
CURIOSIDADE:
Um dia, em terras da Galícia, em Pontevedra, em uma montanha que outrora foi aldeia celta, uma pessoa disse ao avistar várias moradias em volta do Ninho e ao lado do mar: eles eram mais sábios ao construir as casas aqui em cima. No mesmo ano, em dezembro, ocorreu o tsunami।
DEU NO BLOG DA ELIANA:
http://adoteumgatinho.uol.com.br/
Sandra, olá
ResponderExcluirMuito interessante a iniciativa do minhocário. Suas minhocas tem nome?
Abraços
Adriana
Sandra
ResponderExcluirJá arranjei as minhocas. Não entendi como devo preparar. Tenho um vaso graande, de barro. Serve?
Aguardo as instruções.